A lama do rio e o mar de lama
- Santo Mar
- 29 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Pois é, a lama alcançou nosso Santo Mar.
Os impactos causados pelos rejeitos de minério que vazaram no Rio Doce chegaram até o mar.

Aos poucos vão se descobrindo o tamanho do problema, mas já podemos afirmar que esse acontecimento significou uma queda na produção biológica marinha e que menos vida vai ser produzida a partir da base da cadeia alimentar marinha.

No encontro das águas a cor verde é a cor original, natural do litoral do Espírtio Santo. Logo ao lado, o mar de lama de rejeito de minério. No ponto ainda não há a mistura, e da pra perceber com muita clareza a diferença nas tonalidades de cores.
Não se sabe ainda ao certo porque neste trecho a lama não se mistura com o mar. As autoridades ainda não recomendam que se mergulhe no trecho porque a água lamacenta pode fornecer riscos à saúde.
A queda da barragem em Mariana afetou diversas áreas percorrendo quase 500 quilometros, desde o comercio até o lazer de muitos municípios.

O presidente da Associação de Surf de Regência, Robson Barros, questiona falta de informação sobre lama ser ou não tóxica e impossibilitar prática do esporte na região. "Tenho como responsabilidade representar os nativos daqui. Tem um grupo de meninos que o lazer deles é o surf e o rio." Ele conta que falar que as pessoas não podem entrar na água.

O impacto é inevitável, a luta do mar contra a lama vai ser longa e difícil. Mas há esperança.

Nós da Santo Mar ainda temos acreditamos que nosso mar vai voltar a ser lindo e limpo, e novamente perfeito para nosso surf.
Comments